top of page
Buscar
  • Foto do escritorHugo Rezende

E SE VOCÊ TIVESSE APENAS CINCO CAMISAS: UMA COLEÇÃO CÁPSULA

Atualizado: 11 de set. de 2020



Os leitores já pediram bastante por este post: recomendações de um guia básico e versátil de camisas.


A ideia de sugerir essas coleções ‘cápsulas’ é que ajudem um recém-chegado a construir um guarda-roupa, priorizando as coisas que lhe darão maior versatilidade com outras roupas e em diferentes situações.


O que é uma colação capsula? Essa expressão é usada para se referir a uma coleção de poucas peças, mas que são extremamente utilizáveis dentro de um contesto, com por exemplo camisas para o ambiente de trabalho.


Com camisas, essa coleção pode parecer bastante direta. Mas há um número surpreendente de variáveis, e a formalidade direciona as decisões mais do que com outros acessórios.

Para lidar com isso, listei abaixo duas coleções de camisas separadas: uma formal (para um escritório bastante profissional) e uma informal (para um escritório informal ou casual).


O leitor pode então escolher sua própria coleção de cápsulas, selecionando cinco camisas das duas listas que melhor se adequam à sua vida e estilo de vida.



COLEÇÃO CÁPSULA FORMAL


1. POPELINE SOCIAL AZUL SIMPLES

A popeline é a trama mais versátil para uma camisa de social. O azul claro é a cor mais versátil (combina com mais cores e realça mais tons de pele). É uma camisa lisa que combina com mais gravatas, malhas e alfaiataria (sem confronto de padrões). Portanto, este é o ponto de partida para uma camisa de negócios. Você pode até querer dois em sua coleção de cinco.


2. LISTRAS FINA OU CLARA

As listras são a maneira mais fácil de adicionar diferencial a uma camisa e geralmente são a escolha mais agradável para uma gravata lisa. Mas mantenha as listras finas ou claras para que não corram o risco de colidir com uma gravata ou terno com densidade semelhante de padrão. Por tanto os modelos de listras finas são uma das opções mais populares e atraentes - basta manter o azul bem claro.


3. BRANCO LISO

O branco é sempre a cor mais elegante, e todo homem deve ter uma em seu guarda-roupa.

Elegante e sóbrio com gravata escura com um pequeno padrão geométrico; verão com cores mais suaves e claras.



4. ROSA

Para a maioria dos ambientes de trabalho, a cor mais indicada depois de azul e branco é o rosa. Já se foi o tempo em que isso era considerado afeminado - hoje há um risco maior de fazer você parecer um banqueiro ou advogado, se você não for um. De qualquer forma, é ótimo com gravatas escuras e um belo parceiro para ternos cinza. Mas mantenha um tom claro.


5. VARIE O COLARINHO OU PUNHOS

Para facilitar e simplificar, eu sugiro ter todas essas quatro camisas na mesma combinação de gola e punho - digamos, uma gola moderada e um punho único. O quinto poderia repetir um desses, mas com um design diferente: talvez uma camisa de botão azul simples ou uma camisa branca com punho duplo.



COLEÇÃO CÁPSULA INFORMAL


1. CAMBRAIA AZUL LISO OU BRANCO

A cambraia é difícil de definir, pois por definição é apenas um tecido com uma urdidura colorida e uma trama branca. Esse detalhe se tornou a responsável por dar personalidade na trama, criando uma textura irregular e, portanto, mais casual. Nesse aspecto, é a ponte perfeita entre o formal e o casual. Uma mistura de algodão / linho pode muitas vezes obter o mesmo efeito.


2. OXFORD ABOTOADO

Uma camisa oxford tradicional é um passo adiante na escala de formalidade. Ainda combina com blazer de flanela, mas também em casa com jeans. Obtenha um oxford tradicional mais espesso com um fio mais áspero que cria mais textura e ajuda a envelhecer bem. Provavelmente azul liso ou uma listra azul / branca, e com uma gola abotoada.


3. JEANS

Outro degrau na escala é o jeans. Uma camisa jeans pode ser usada com alfaiataria, mas é uma escolha incomum. Seu parceiro em termos de formalidade é um par de calças de algodão ou calças casuais semelhantes: sarja, ​​veludo cotelê. Ela pode ir com todos eles e, portanto, é bastante versátil. Entretanto não recomendo usar com calça jeans.



4. ALGODÃO ESCOVADO

Uma camisa de algodão escovado ou lã é claramente casual, mas pode ser usada sob uma jaqueta de lã. Uma boa variação na textura, o que geralmente a torna mais agradável em cores e padrões simples. Um cinza, um creme, um espinha de peixe azul claro. O linho é, até certo ponto, o equivalente do verão.


5. XADREZ

Em termos de variação por padrão, o xadrez pertence em grande parte à coleção casual, como as listras são na formal. O maior problema com a padronagem xadrez, porém, é que eles vêm com bagagem. Um xadrez esfarrapado pode ser muito rural britânico, madras muito americano. Muitas vezes haverá um que escapa em seus olhos - e se não houver, adicione outra oxford ou cambraia em uma cor diferente.



A seleção de cinco entre dez deve resultar em uma boa coleção cápsula. Qual seria a melhor opção para o seu escritório?

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page